domingo, 6 de novembro de 2011

A Introdução da informática no ambiente escolar


     A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização      como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e        funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola.Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa       introdução vem ocorrendo.

    O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar,   está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função  de prepa-rar os alunos para uma sociedade informatizada.Entretanto esse assunto é polêmico. No começo, quando as escolas começaram a introduzir a Informática no ensino, percebeu-se, pela pouca experiência com        essa tecnologia, um processo um pouco caótico. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino           da
Informática com o pretexto da modernidade. Mas o que fazer nessa aula? E quem poderia  dar essas aulas? A princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram         aulas descontextualizadas, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram            o contato com a nova tecnologia e oferecer a     formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta    introduzi-ram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador,     tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.   

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