segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto Educativo com o uso da informática numa escola da rede pública

Webquest do Centro Educacional 29 de Maio

        O que é uma Webquest ? 
        
     A metodologia de trabalho denominada WebQuest foi proposta pelo professor Bernie Dodge, da San Diego State University (EUA), em 1995. É uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões.
mDesse modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.
nPodemos distinguir seis elementos em uma Webquest:
v
Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.
n
Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).
m
Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.
m
Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.
m
Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.
m
Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.
m    Kátia Monique Lemos Mothé é professoras de informática . Competente e responsável com sua missão na educação, está sempre disposta a aprender e empreender por novos caminhos.Preparou não apenas UMA webquest, mas DUAS, que estão sendo desenvolvidas com os alunos do Centro Educacional 29 de Maio na Cidade de campos dos  Goytacazes. A que trata sobre Paródia e Paráfrase já se encontra em fase de conclusão, enquanto está sendo iniciada a que aborda o tema Sexualidade na Adolescência.
É importante salientar que este trabalho faz parte do projeto deste departamento chamado De Olho na Web, que visa utilizar as ferramentas da web para direcionar trabalhos de pesquisa escolar. Vários professores de informática e de sala de aula tiveram cursos, no mês de junho, sobre toda a metodologia que envolve uma Webquest, além de aprenderem a criar homepages onde as mesmas são publicadas.
É importante destacar a participação das professoras Therezinha Martins Bohrer (Ciências) e Valéria Aguiar (Língua Potuguesa), que elaboraram essas webquests junto à Kátia Monique. Aliás, todos os educadores dessa escola merecem  PARABÉNS pelo trabalho desenvolvido, utilizando constantemente as tecnologias disponíveis no laboratório de informática para dinamizar e inclementar suas aulas.
     Conteudo do site: http://did-smec.blogspot.com/

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário